LENTES DE CONTACTO EM TEMPOS DE COVID-19

LENTES DE CONTACTO EM TEMPOS DE COVID-19

12
JUN
2020

Recordar alguns dos procedimentos de higiene e manutenção das lentes de contacto é muito importante para o bem-estar e saúde dos olhos. 

A adequada higiene e manutenção deste dispositivo é o maior contributo para uma utilização saudável e responsável. Independentemente de uma escolha puramente economicista aquando da compra online, fazer o acompanhamento periódico com um profissional especializado é fundamental. Para além da escuta ativa das queixas que eventualmente ocorram, por vezes reveladoras de alguns problemas, e da inspeção física das lentes e do olho, uma vez mais o especialista deverá enumerar os cuidados de higiene e manutenção a ter em conta. O COVID-19 relançou um complexo conjunto de dilemas de saúde pública e colocou a descoberto as fragilidades dos sistemas de saúde. Tendo em conta a sua forte virulência e o pleno desconhecimento das formas de reprodução tudo foi colocado em causa. 

Em tempos de pandemia as lentes de contacto também foram consideradas um meio de transmissão. Por esse motivo, aumentar os cuidados de higiene não só é uma forma de nos protegermos, assim como estancar a possibilidade de transmitirmos o vírus.

Na Optocentro, a minha experiência como optometrista há 36 anos leva a que recomende sempre que possível, o uso de lentes de contacto de substituição diária. São inestimáveis os benefícios para a saúde ocular, tendo em conta que o olho recebe todos os dias uma lente hidratada, esterilizada e no topo das suas qualidades físicas, o ideal para a eficiente manutenção metabólica da córnea. 

Numa perspetiva funcional é a forma mais livre de utilização de lentes de contacto. Por diversos motivos nem sempre esta será a escolha. Existem outros sistemas de utilização de lentes de contacto, substituição quinzenal, mensal, semestral ou anual e para todos é essencial a utilização de uma solução de desinfeção. Considerando as caraterísticas dos sistemas de peróxido de hidrogénio para a esterilização das lentes considero que são atualmente os mais indicados.

Dicas:

1-
Lavar frequentemente as mãos com sabão sobretudo antes de tocar nos olhos e nas lentes;
2 - Respeitar o tempo de utilização e o prazo de duração;
3 - Não dormir com as lentes de contacto;
4 - Após as retirar, lavá-las com a solução desinfetante;
5 - Guardá-las no estojo com a solução desinfetante que deverá substituir diariamente;
6 - Antes da colocação enxaguá-las com a solução de desinfeção;
7 - Sempre que precise de as recolocar novamente, voltar a enxaguar com a solução de desinfeção;
8 - Findo o prazo de utilização, deitar as lentes e o estojo em recipiente de lixo indiferenciável;
9 - Nunca deitar as lentes na sanita ou no lavatório;
10 - Substituir de 3 em 3 meses os estojos aonde ficam as lentes durante a noite;
11 - Desinfetar o estojo com a solução de higienização das lentes;
12 - Nunca usar água da torneira;
13 - Não colocar as lentes no caso de se sentir doente.


Rui Motty,
CEO Optocentro
Optometrista
DICAS
ABRIR
FAÇA A SUA ENCOMENDA
CONTACTE-NOS