OLHOS E RENDIMENTO ESCOLAR

OLHOS E RENDIMENTO ESCOLAR

25
AGO
2020

A partir dos 2 anos de idade, os olhos tornam-se a principal porta de entrada de informação do mundo exterior, tornando-nos seres eminentemente visuais.

Acresce, que além deste input visual, a musculatura que permite que os olhos se mexam tão rápida e eficazmente, também contribui de forma decisiva para que o nosso corpo se localize e movimente de forma adequada no espaço. Igualmente, o processo de leitura exige uma boa capacidade em movimentar coordenadamente os nossos olhos.

A aprendizagem depende em grande medida da
capacidade de processar essa informação, e está demonstrado que quanto melhor for esse input, mais facilitado estará o processo cognitivo.
Nesse sentido, é muito importante normalizar e optimizar o sistema visual e oculomotor, através de técnicas como:

1- Compensar as ametropias - miopia,
hipermetropia, astigmatismo - com óculos ou lentes de contacto;

2- Iniciar um programa personalizado de terapia visual para corrigir anomalias de oculomotricidade e percepção;

3- Prescrição de lentes prismáticas para melhorar as condições proprioceptivas.

Adequadas a cada disfunção, estas técnicas poderão ser decisivas no processo de desenvolvimento das crianças.

Para cada uma das alterações, ou para um conjunto particular de alterações simultâneas, uma avaliação cuidada encontrará soluções que conduzam à normalização dos sistemas, visual, oculomotor e propriocetivo. Ou seja, que permitam um input correto, despendendo o mínimo de energia possível.

Quando uma criança apresenta dificuldades na aprendizagem, leitura, escrita, percepção visual e/ou auditiva, motricidade geral, ou sintomas como, cansaço excessivo, desconforto visual, sensibilidade à luz, dores de cabeça durante ou após a realização de trabalhos de perto, etc, devemos pensar que de alguma forma, os olhos podem estar a condicionar o seu desempenho.

Todos os anos, antes de iniciar o ano escolar, deve ser realizada uma avaliação do sistema visual aos educandos, de forma a perceber se as condições visuais e de motricidade ocular são as expectáveis.


João Vilar,
Optometrista Optocentro
CONTEÚDO RELACIONADO
DICAS
ABRIR
FAÇA A SUA ENCOMENDA
CONTACTE-NOS