ORTOQUERATOLOGIA

ORTOQUERATOLOGIA

04
AGO
2020

A ortoqueratologia é uma técnica desenvolvida para a correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, através da adaptação de lentes de contacto duras permeáveis aos gases. Estas lentes são utilizadas regularmente durante a noite, enquanto o paciente está a dormir, sendo por isso um processo de fácil adaptação.

A técnica consiste em moldar a córnea com uma lente dura de geometria inversa, até que esta fique mais regular eliminando os erros de refração. Após acordar, retira as lentes e pode fazer a sua vida habitual. É eficaz quando durante o dia atinge os 10/10 sem qualquer ajuda óptica.

Como não é um procedimento cirúrgico é totalmente reversível. Se deixar de usar as lentes, o erro refrativo voltará aos valores originais. Pode parecer uma desvantagem, mas na realidade não o será, pois se compararmos com as cirurgias refrativas, não ficam cicatrizes e deformações na córnea.
A ortoqueratologia é uma boa alternativa para quem não tolera lentes de contacto, para quem tem olho seco, ou para quem pratica desportos em que usar óculos e lentes não é uma opção. Também pode ser uma solução válida para crianças atuando como um travão na evolução da miopia.

Várias vezes, na minha experiência clínica, optei por esta técnica para compensar erros refrativos em vários pacientes.

Recordo o caso de uma adolescente que encontrou na ortoqueratologia a solução para mais confortavelmente praticar hipismo. O pó era causa de uma grande intolerância pelo que abandonou as lentes de contacto sendo os óculos uma opção pouco válida.

Outro paciente, adulto, com problemas de olho seco, também não tolerava durante um dia inteiro lentes de contacto. Escolhemos esta técnica e conseguiu ficar com boa visão durante o dia e sem necessidade de usar lentes ou óculos. Estes exemplos, são só uma pequena amostra daquilo que, como profissionais na área da optometria, podemos desenvolver para melhorar o conforto e a saúde visual.

Esta técnica tem poucos riscos associados e é um procedimento bastante seguro. No entanto, quer sejam de uso diurno ou noturno, todas as lentes de contacto necessitam de um acompanhamento cuidadoso e profissional. Por esse motivo, é muito importante ser seguido por um profissional capacitado e creditado para realizar este tipo de procedimentos.


Carlos Tavares,
Optometrista
Diplomado pela EPOO (Escola Portuguesa de Óptica Ocular)
Estudante de Licenciatura em Óptica e Optometria no ISEC, com o apoio da Optocentro
CONTEÚDO RELACIONADO
DICAS
ABRIR
FAÇA A SUA ENCOMENDA
CONTACTE-NOS