Revista Makeba, Edição de Julho Artigo de Rui Motty, CEO e Optometrista Optocentro O setor da óptica é apaixonante e absorvente. A diversidade de conteúdos compreende áreas como, a saúde visual, a inovação e tecnologia, a moda, o luxo e as relações humanas. Poucas áreas de negócio integram tantas variáveis, todas a concorrer para o conforto e bem-estar das pessoas. É o que a Optocentro diariamente procura defender, o bem-estar das pessoas. Prestar um serviço ao cliente, pressupõe um equilíbrio entre a ciência que o prestador domina, a sua generosidade, empatia e o desejo do consumidor. Estabelecida esta cadeia, o sucesso surge com maior facilidade e alcançamos os desígnios da nossa missão, fazendo mais um cliente feliz. Na realidade, apenas naquele exato momento. A felicidade exige um exercício de continuidade, não é um estado infinito, carece de uma atenta manutenção e da constante renovação de votos. Especialmente, no âmbito da relação entre o profissional e o cliente. A maioria dos consumidores são erráticos nas suas escolhas. Mas todos procuram incessantemente a referenciação da confiança para se fixarem. Sim, é verdade, somos todos consumidores. Nunca o setor da óptica esteve sujeito a tantos desafios e, simultaneamente, tantas adversidades. Não me refiro às catástrofes de saúde pública, ou da guerra à escala global, como as que atualmente vivemos. Refiro-me às dinâmicas do consumidor moderno, a perceção do poder por parte deste, à democratização do conhecimento, à consciência do consumo sustentável. Refiro-me a um mercado maduro, fortemente competitivo, a promotores destituídos de ética, às desiguais condições de recursos no mercado, entre os grupos económicos e as micro e pequenas empresas. Assistimos a um maior risco face à proporção elevada dos investimentos. É verdade que o mundo está mais complexo e mais perigoso, mas a exceção deste mercado, o seu ecossistema tecnológico e humano, concede aos mais audazes uma janela de oportunidades. Continua a ser este o lema da economia de mercado. É essencial investir nos recursos humanos e na tecnologia. O conhecimento científico e a cultura de responsabilização, instituem a mensagem para os clientes. São estes os valores que acreditamos vingarem no meio das adversidades. Quando se entrega a alma a um determinado projeto e nele se deposita o vigor de uma geração, aumentam as probabilidades deste vir a ser bem-sucedido. Evidentemente, convém dizer que não existe uma única fórmula para o sucesso. É um desígnio social e humano e revê-se na aclamação de uma determinada audiência. O sucesso é uma onda sinusoidal inconstante. A Optocentro está consciente deste grande desafio e a sua equipa procura diariamente a manutenção do pico desta onda. Para além da relação com os clientes, a formação técnica e científica dos seus profissionais e a escolha de produtos de qualidade, determinam a diferenciação, encerrando o círculo na afirmação de uma marca responsável. |