Notícias

PROJETO PRRLC
23-03-2019
O uso de lentes contacto é a excelente alternativa aos óculos para a correcção de problemas de refracção. Na maioria dos casos, acrescenta benefícios à visão e maior qualidade de vida. A evolução dos materiais e a exigência de melhores condições físicas de adaptação, maior conforto e maior saúde ocular, alterou profundamente o panorama do fabrico das lentes de contacto. Das primeiras lentes produzidas a partir do vidro, às modernas e confortáveis lentes flexíveis em hidrogel, o sucesso da penetração no mercado é atestado através dos milhões de utilizadores em todo o mundo. Os diferentes polímeros utilizados na sua produção são plásticos não biodegradáveis. 
 
Estima-se que em todo o mundo existam 125 milhões de utilizadores, sendo a grande maioria portadores de lentes descartáveis, diárias ou mensais.  O ciclo médio de substituição das lentes é cada vez menor e o impacto ambiental é devastador. Estima-se que 20% dos utilizadores descartam as suas lentes no lavatório ou na sanita. Sabia que este hábito está a causar danos irreversíveis ao meio ambiente? Ao ser lançado na rede sanitária, o plástico das lentes de contacto segue directamente para as estações de tratamento de água, acabando por se infiltrar no lodo dos esgotos e por se espalhar pelos solos. Através da chuva, tudo o que está nos esgotos poderá voltar às águas superficiais e é grande a probabilidade de acabar nos oceanos. 
 
A Optocentro acredita no progresso e no futuro. Apoiamos todas medidas sustentáveis que impeçam a deterioração do nosso planeta. Como operadores activos e responsáveis no mercado, procuramos encontrar soluções equilibradas ainda que por vezes pareçam insignificantes. Desafiamos-lo a si, utilizadora e a si, utilizador, a trazerem-nos todos os resíduos que envolvem o uso de lentes de contato, lentes e embalagens de plásticos.
O Programa de Recolha - Resíduos de Lentes de Contacto: PRRLC é o seu novo programa de reciclagem de lentes de contacto. Está aberto a todos os utilizadores de lentes de contacto e é muito simples, basta seguir estes 3 passos:
 
  1. Solicite-nos o Cartão de Controlo PRRLC para a validação das entregas;
  2. Junte as lentes de 3 meses, as respectivas embalagens e dois frascos vazios do produto de manutenção
  3. Faças as suas entregas nos seguintes pontos de recolha:
  • Lisboa - Av. António Augusto de Aguiar 32C e Av. João XXI (Zona Comercial do edifício sede da CGD); 
  • Porto - Rua Sá da Bandeira nº 347;
 
Faça 3 entregas comprovadas nos 3 pontos de recolha Optocentro e com a 3ª entrega, o seu esforço será premiado com a oferta de um dos dois produtos para a manutenção de lentes de contacto. 
 
Vamos todos proteger o meio ambiente. Use as nossas lojas como o ponto de recolha de resíduos de lentes de contacto, peça o seu cartão de validação.