O LUXO

O LUXO

21
NOV
2022

Texto de: Nuno Rama 
Assistente de Direçao Optocentro
Mestrando em Estratégia de Investimento e Internacionalização

para a Revista Makeba

O LUXO
Só ao alcance de alguns, o luxo é desde sempre sinónimo de exclusividade e raridade, estando também associado a uma certa dose de poder e a um estilo de vida particular. Uma coisa é certa, desejado por uns e invejado por outros, nem todos o conseguem alcançar, mas todos sentem o seu apelo. Para termos uma ideia, de acordo com algumas previsões, o mercado global de bens de consumo de luxo poderá atingir o número estratosférico de 310 mil milhões de Euros.

O luxo está enraizado na natureza humana desde as sociedades mais primitivas. Isso é visível desde logo nas escavações feitas ao longo dos tempos pelos arqueólogos, que encontram nas sepulturas determinados tipos de objetos que vão ajudar a diferenciar as pessoas que os usaram pela sua classe social e o seu estatuto. Todavia, nem sempre a perceção conceptual do luxo se reduz à abordagem dos objetos e bens. Nos países subdesenvolvidos, o luxo reveste-se de muitas outros rostos e relaciona-se com aquilo que fundamenta a sobrevivência humana.
Numa adaptação contemporânea do conceito luxo, alguém afirmou, "o luxo é a visão e o acesso ao que nos faz sentir únicos, sem prejuízo para o universo". Em linha com esta filosofia e para que a corrida desenfreada ao consumo não continue a produzir efeitos demolidores no ambiente, é essencial e urgente mudar atitudes.

A indústria do luxo, consciente do seu papel global e da alteração de comportamentos (visando especialmente a geração Z), tem vindo a mostrar sinais de mudança. Neste sentido, sendo o desenvolvimento sustentável uma ação fundamental para a preservação dos ecossistemas e meio ambiente, as estratégias delineadas pelas empresas deverão ser aplicadas com base numa estratégia bem pensada, integrada, una, maior e de longo prazo. As sociedades já tiveram o seu tempo de reflexão, agora, o fundamental é agir. Temas como a economia circular, a inovação na produção de novos materiais visando a substituição das peles naturais, o controlo de resíduos lançados no ambiente, são levados muito a sério. Embora aparentemente antagónicos, os conceitos de luxo e de sustentabilidade partilham valores como qualidade, raridade e beleza, e possuem a durabilidade como definição.
 
Os óculos estão na moda e continuam a ser um adorno de diferenciação. As estrelas de Hollywood e os ícones da pop music e da moda, utilizam óculos em todas as suas aparições públicas, seja de dia ou de noite. Os seus estilos misteriosos e glamorosos, são repetidamente copiados geração após geração por milhões de seguidores, procurando obter esse toque de um certo "je ne sais quoi". Por vezes, poder-se-á confundir a necessidade visual de usar óculos com o culto da imagem, mas são efetivamente acessórios que para além da prevenção contra os malefícios dos raios solares, também podem corrigir os defeitos da visão. As griffes internacionais, Gucci, Dolce & Gabbana, Tom Ford, Cartier, usam-nos para o desfecho das suas coleções de moda. Sendo então os óculos um objeto imprescindível e porque o ser humano é uma obra única, esculpida pela natureza e dotado de vontade própria, há que os transformar em peças exclusivas capazes de atribuir a cada utilizador uma determinada mística e identidade.
 
Nas nossas lojas de Lisboa, Porto e Maputo, as coleções mais exclusivas distinguem-se com detalhes de construção que assimilam os atributos da individualidade. Os ornamentos podem ser incrustações de pedras preciosas, diamantes, safiras ou esmeraldas. O brilho dos diamantes enfeitiça quem os observa e realça uma rara beleza. Diamonds are a girl`s best friend. Com decorações em ouro maciço, as armações construídas a partir de madeiras exóticas, são corpos aveludados que deslizam pelos nossos dedos e estimulam os sentidos do conforto. Também poderá sentir o fulgor acetinado dos óculos em chifre que os destaca em qualquer rosto pela sua distinção. Não estranhe se as ornamentações em prata dos Chrome Hearts lhe remetam para a história e as caravelas espanholas carregadas de tesouros vindas do Novo Mundo. Para os puristas, o ouro maciço das peças Cartier são joias ímpares, símbolos de fortuna. Com certeza se surpreenderá quando constatar que o ouro negro não é apenas sinónimo do petróleo. A casa dinamarquesa especializada em fabrico de óculos, a Lindberg, oferece uma gama diversificada de óculos em ouro negro. Uma opção que poderá ser a escolha dos mais discretos.

O sinónimo de Luxo, também pode ser entendido como a oportunidade de servir com dedicação e paixão, a todos os que ao longo de 40 anos continuam a procurar os serviços da Optocentro.
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